×

Ato público na ALBA mobiliza sociedade pela criação da Universidade Federal do Nordeste da Bahia (UFNB)

Ato público na ALBA mobiliza sociedade pela criação da Universidade Federal do Nordeste da Bahia (UFNB)

A iniciativa é uma parceira dos mandatos das deputadas estaduais Neusa Cadore e Fátima Nunes, abraçada pela Bancada do PT na ALBA

O Auditório Jornalista Jorge Calmon da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) sediará, na próxima segunda-feira (28), às 9h, um ato público pela implantação da Universidade Federal do Nordeste da Bahia (UFNB), proposta que aspira contemplar a criação de campi nos territórios de identidade Bacia do Jacuípe, Sisal, Semiárido Nordeste II e Agreste/Litoral Norte. A iniciativa é uma parceira dos mandatos das deputadas estaduais Neusa Cadore e Fátima Nunes, abraçada pela Bancada do PT na ALBA, que organiza o evento junto com a Comissão Executiva de Criação da UFNB.

As legisladoras creem que será uma oportunidade para a população, autoridades locais, lideranças regionais e estudantes discutirem a importância da interiorização do ensino superior federal na região, que tem uma população de cerca de dois milhões de habitantes (12,42% da população baiana) e uma extensão territorial de 52.878,39 km² (9,36% da área do estado). Segundo elas, a mobilização em prol da criação da UFNB tem como marco as ações realizadas, desde 2010, e intensificadas em 2014, que articulam a sociedade civil e lideranças locais em busca da interiorização do ensino superior.

“Essa agenda é mais um passo importante na consolidação do movimento, de mais de 10 anos. A conquista da universidade representará um grande avanço no desenvolvimento socioeconômico de uma vasta região que, historicamente, foi alijada das políticas públicas, contribuindo para fortalecer os saberes e fazeres desses territórios, para promover inclusão e gerar oportunidades para os jovens e para os diversos segmentos sociais. Temos certeza de que o governo federal será sensível a essa demanda, uma causa muito legítima e necessária”, registrou Neusa Cadore.

“Nossa trajetória sempre esteve ligada à luta pela expansão do ensino superior público na Bahia, como a criação da UFRB, Unilab, as federais do Sul e do Oeste da Bahia, a integração com a Univasf e a ampliação dos Institutos Federais. A participação da comunidade é fundamental para que a Universidade Federal do Nordeste da Bahia se torne uma realidade e possa contribuir para o desenvolvimento da região Nordeste baiana, por meio da educação, pesquisa e extensão universitária”, afirmou Fátima Nunes, que é líder do PT na Casa.

Fonte: ASCOM ALBA

Publicar comentário