×

Leite registra novas quedas pelo terceiro mês consecutivo

Leite registra novas quedas pelo terceiro mês consecutivo

Ou entre pelo seu:

Facebook ou Google

O preço do leite cru registrou uma queda contínua pelo terceiro mês consecutivo em julho, influenciado principalmente pelo aumento das importações e pela desvalorização dos produtos lácteos. Na média nacional, o preço do leite pago aos produtores atingiu R$ 2,4142 por litro em julho, representando uma redução de 5,69% em relação a junho e uma diminuição de 35% em comparação com julho do ano anterior, em termos reais (os valores foram ajustados pelo IPCA de julho de 2023). Esta queda mensal é a terceira consecutiva, e as pesquisas em andamento realizadas pelo Cepea indicam que essa tendência de baixa deve continuar em agosto, com previsão de uma redução semelhante à observada em julho.

Conforme boletim divulgado pelo Cepea, os preços dos derivados também continuaram em declínio em agosto, como previsto pelos participantes do mercado. Isso se deve, em parte, à pressão sobre os canais de distribuição para reduzir os preços devido à demanda enfraquecida na ponta final da cadeia e à maior competitividade dos produtos importados em relação aos produtos nacionais.

As importações de derivados lácteos aumentaram novamente em agosto, com o Brasil adquirindo 196 milhões de litros em equivalente leite, o que representa um aumento de 6,1% em relação a julho de 2023 e um aumento de 11,2% em relação a agosto de 2022, conforme dados da Secex. Isso se deve à maior competitividade dos preços no mercado externo em comparação com o mercado nacional.

Além disso, em agosto, o Custo Operacional Efetivo (COE) da pecuária leiteira registrou um leve aumento de 0,25% na média nacional, que inclui as principais bacias leiteiras dos estados de BA, GO, MG, SC, SP, PR e RS. Esse aumento, o primeiro deste ano, está relacionado principalmente ao aumento dos preços dos concentrados, adubos e corretivos. Além disso, o preço do diesel, que havia registrado reduções nos postos de combustíveis em períodos anteriores, apresentou um aumento em agosto na maioria das regiões monitoradas, resultando em um aumento nos custos das operações mecânicas realizadas nas propriedades rurais.

Estimado usuário.
Preencha o formulário abaixo para remeter a página.
O Portal do Conteúdo Agropecuário.

Aguarde….


Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

source
Fonte: Agrolink

Publicar comentário