×

Identificada nova espécie de bromélia

Identificada nova espécie de bromélia

Ou entre pelo seu:

Facebook ou Google

Uma nova espécie de bromélia com folhas aveludadas e cobertas de pelos, chamada Krenakanthus ribeiranus, foi recentemente descoberta por pesquisadores brasileiros, incluindo um cidadão cientista. A descrição da nova espécie foi publicada na revista "Phytotaxa" por pesquisadores do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) e das universidades federais de São João del-Rei (UFSJ), do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Rio de Janeiro (UFRJ).

A bromélia-peluda foi encontrada em novembro de 2022 em uma montanha no município de Alvarenga, no vale do rio Doce, em Minas Gerais. A descoberta teve um início inesperado, quando Júlio César Ribeiro, morador da região, explorava uma área com muitas cachoeiras. Em um paredão rochoso, ele se deparou com pequenas plantas de folhas verdes pálidas e, entre as folhas, havia uma pequena flor de cor rosa. “Além de ser uma planta que eu nunca tinha visto na região, as folhas peludas, como as do capim, chamaram a minha atenção, e também as flores saindo no meio das folhas”, conta Ribeiro, que fotografou a planta e enviou as fotos para os pesquisadores, que já desenvolvem estudos naquela região.

“Quando se fala em bromélias, a imagem mais comum que vem à mente é de plantas com folhas brilhantes que acumulam água ou de plantas espinhentas como o abacaxi. É difícil imaginar uma bromélia com folhas aveludadas e cheia de pelos e isso é só um dos motivos que tornam essa descoberta tão empolgante”, explica Dayvid Couto, pesquisador do INMA. “Essa planta é tão diferente que, quando recebemos a foto enviada pelo Júlio, achamos que ela pudesse ser várias outras espécies, menos uma bromélia!”, revela o especialista. Isso porque, entre outras características, a planta possui as folhas recobertas por pelos (tricomas) brancos, uma característica incomum em bromélias.

Estimado usuário.
Preencha o formulário abaixo para remeter a página.
O Portal do Conteúdo Agropecuário.

Aguarde….


Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

source
Fonte: Agrolink

Publicar comentário