×

Dia Internacional do Gin Tônica: descubra como surgiu o drink

Dia Internacional do Gin Tônica: descubra como surgiu o drink

Ou entre pelo seu:

Facebook ou Google

Famoso por ser um dos destilados mais consumidos globalmente e uma bebida tradicional na Europa, o gin está ganhando cada vez mais popularidade em todo o mundo, incluindo o Brasil. De acordo com a consultoria Nielsen Scantrack, o país experimentou um crescimento significativo de 87,3% no valor das vendas no varejo em 2020 em comparação com 2019. Apesar de sua versatilidade, uma maneira de consumi-lo se destacou: o gin tônica.

O gin tônica, agora um clássico tão popular que tem seu próprio dia comemorativo em 19 de outubro, é celebrado internacionalmente. "O gin sempre teve uma conexão com o campo da medicina, mas ao longo do tempo a receita foi refinada e se tornou o que conhecemos hoje", explica Rafael Câmara, bartender parceiro da destilaria Weber Haus.

A história do gin remonta a cerca de três séculos, quando o médico e professor Francisco de la Boie desenvolveu uma fórmula para tratar problemas renais. A bebida, por ser acessível e saborosa, conquistou os ingleses durante a colonização africana, onde a consumiam para se aquecer e se fortalecer. "Na Índia, uma colônia inglesa no século XIX, o clima quente e úmido era propício para a propagação de mosquitos transmissores de malária. Como medida preventiva, a medicina da época recomendava o consumo de água gaseificada com quinino. Os ingleses na região começaram a misturá-la com gin", explica Câmara.

A mistura produzia um sabor amargo na pele, afastando os mosquitos. No entanto, devido à concentração elevada, os soldados adicionaram açúcar e limão siciliano para disfarçar o amargor, dando origem à primeira versão do gin tônica. Com o tempo, o drink evoluiu com novas fórmulas e ingredientes, resultando em diversas versões desse clássico na coquetelaria moderna.

Estimado usuário.
Preencha o formulário abaixo para remeter a página.
O Portal do Conteúdo Agropecuário.

Aguarde….


Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

source
Fonte: Agrolink

Publicar comentário