×

Demanda por fertilizantes: perspectivas para o último trimestre de 2023

Demanda por fertilizantes: perspectivas para o último trimestre de 2023

Ou entre pelo seu:

Facebook ou Google

O setor de fertilizantes está passando por mudanças notáveis à medida que o último trimestre do ano se desenrola. Importante para a agricultura, as importações de fertilizantes mantiveram um ritmo constante de janeiro a setembro de 2023, totalizando 28.671 mil toneladas. Isso representa uma comparação estável com os anos de 2020, 2021 e 2022. No entanto, para o último trimestre deste ano, a tendência aponta para uma diminuição nas quantidades desembarcadas nos portos nacionais, com o volume total previsto para ficar entre os níveis registrados em 2020 e 2021. Essa situação marca um retorno à conjuntura existente antes da pandemia.

O aumento recorde nas importações de fertilizantes em 2022 foi impulsionado pela guerra entre Ucrânia e Rússia, dois importantes exportadores desses insumos. A diplomacia do Ministério de Relações Exteriores (MRE) facilitou a importação de mais produtos para o país, aliviando preocupações de escassez e pressões nos custos de produção, enquanto o real se desvalorizava em relação ao dólar. No entanto, o cenário para o plantio da safra 2023/24 é substancialmente diferente em comparação com o ciclo anterior (2022/23). A expansão na área plantada será mais modesta, com uma estimativa inicial da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) apontando para um plantio total de 78.784 mil hectares, em comparação com os 78.515 mil hectares da temporada passada, uma variação de apenas 269 mil hectares.

Os preços elevados dos fertilizantes permaneceram ao longo de todo o ano de 2021, intensificando-se no segundo trimestre de 2022. Essa situação criou desafios para os produtores na safra 2022/23, com apertos nas relações de preços entre produtos e insumos. No entanto, a partir desse ponto, os valores começaram a se estabilizar. Atualmente, as incertezas relacionadas às cotações do milho para o cultivo na segunda safra de 2023/24 estão influenciando a aquisição de fertilizantes.


Estimado usuário.
Preencha o formulário abaixo para remeter a página.
O Portal do Conteúdo Agropecuário.

Aguarde….


Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

source
Fonte: Agrolink

Publicar comentário