×

Lula volta a cobrar premiê da Espanha para avançar no acordo com União Europeia

Lula volta a cobrar premiê da Espanha para avançar no acordo com União Europeia

Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou com o presidente da Espanha, Pedro Sánchez, nesta sexta (3) por telefone, para tentar novamente destravar as negociações para finalizar o acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia, que se arrasta há mais de 20 anos.
A conversa em cima do acordo é a terceira desde que Lula assumiu o governo e que conta com a presidência rotativa de Sánchez no bloco europeu como um caminho para superar os entraves mais recentes colocados por alguns dos membros, principalmente relativos às questões climáticas e de compras governamentais.
“Falamos sobre o acordo entre Mercosul e União Europeia e de fazermos um esforço para concluir a negociação antes do fim das presidências do Brasil e da Espanha em cada bloco”, disse Lula que também preside temporariamente o Mercosul.
A possibilidade de destravar o acordo com os dois presidentes ocupando o comando dos blocos simultaneamente foi levantada na visita de Lula à Espanha em abril, quando teve a sinalização de que Sánchez daria um andamento mais célere às negociações. De lá para cá, o petista conversou novamente com o homólogo em julho, mas pouco avançou.
Segundo informou o Palácio do Planalto, uma nova rodada de negociações entre o Mercosul e a União Europeia está marcada para a próxima semana, em que Lula deve reforçar o compromisso com a agenda ambiental e a necessidade de manter as compras do governo com empresas nacionais. Pelo acordo, o bloco deveria ter preferência por produtos de outros membros.
“Lula reafirmou também a posição de restringir, no acordo, o acesso a compras governamentais, particularmente em função da necessidade de reindustrialização do Brasil e demais países do bloco sul-americano”, disse o Planalto em nota sobre a conversa de Lula e Sánchez.
Já Sánchez respondeu que “como atual presidente do Conselho da União Europeia, a Espanha tem entre as suas prioridades alcançar o acordo UE-Mercosul o mais rapidamente possível”.
Lula mencionou, ainda, que levará à COP28 de Dubai uma proposta comum com os demais países do mundo que detém reservas de florestas tropicais.
Ainda de acordo com o Planalto, Sánchez “demonstrou concordância com a necessidade de acelerar a finalização do acordo” e que ele “deve se basear em uma relação de confiança mútua”. “Salientou, nesse sentido, a disposição demonstrada pela Comissão Europeia e se predispôs a manter novas conversas em alto nível com vistas a concluir o acordo com brevidade”, conclui o comunicado da presidência.
“Também abordamos a espiral de violência no Oriente Médio. Continuaremos trabalhando juntos, Brasil e Espanha, para aliviar o sofrimento da população civil e avançar para a realização de uma conferência internacional de paz que materializará a solução de dois Estados”, disse Sánchez sobre outro trecho da conversa com Lula, em que falaram sobre a guerra entre Israel e Hamas, que já vitimou mais de 9 mil pessoas.
Sánchez foi convidado por Lula para vir ao Brasil e, segundo o Planalto, aceitou o convite quando for possível.
Máximo de 700 caracteres [0]
Apenas assinantes podem salvar para ler depois
Saiba mais em Minha Gazeta
Você salvou o conteúdo para ler depois
As notícias salvas ficam em Minha Gazeta na seção Conteúdos salvos. Leia quando quiser.
Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Carregando notificações
Aguarde…
Os recursos em Minha Gazeta são exclusivos para assinantes
Saiba mais sobre Minha Gazeta »

source
Fonte: G Bahia

Publicar comentário