×

ILC de setembro apresenta deflação

ILC de setembro apresenta deflação

Ou entre pelo seu:

Facebook ou Google

A queda do Índice de Insumos para Produção de Leite Cru (ILC) no mês de setembro se dá pela queda nos preços da soja, do milho e de fertilizantes. Apesar da deflação geral no ILC, houve aumento dos preços energia elétrica e combustíveis, principalmente o do barril de petróleo, que teve aumento de 7% no preço internacional. A deflação de 0,58% ocorre graças ao peso maior dos grãos e fertilizantes na leitura do período, conforme divulgado pela Assessoria Econômica da Farsul nesta quarta-feira (1º/11).

No acumulado do 2023, o ILC apresenta uma deflação de 26,7%, enquanto o acumulado dos últimos 12 meses também é deflacionário, com 28%. Esse resultado está alinhado com outros índices como o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-DI) e o Indice Geral de Preços (IGP-DI), calculados pela Fundação Getúlio Vargas.

Conforme a análise da Farsul, "IPCA Alimentos segue comportamento de queda em setembro, principalmente na sua leitura anual. Esse cenário de queda nos preços de alimentos está sendo sentido pelos pecuaristas de leite através da receita. O preço recebido pelo produtor já caiu 27% no período entre maio e setembro de 2023, essa queda acentuada na receita dos produtores nos últimos 4 meses pressionou muito as margens já bem estreitas da atividade. O IPCA por outro lado apresentou uma inflação de 0,26% em setembro, o que elevou sua leitura acumulada no ano e em 12 meses. O comportamento de reaceleração da inflação em alguns itens do custo, principalmente combustíveis, somado a uma receita em queda nos últimos meses, segue comprometendo o potencial de lucratividade da produção de leite."

A expectativa para outubro é de manutenção da deflação, com os preços da soja e do milho em queda graças ao avança da colheita da safra no hemisfério norte. Existe ainda expectativa de queda no preço do barril de petróleo, o que deve puxar para baixo o preço de outros insumos, o que tende a aumentar a expectativa de deflação.

Estimado usuário.
Preencha o formulário abaixo para remeter a página.
O Portal do Conteúdo Agropecuário.

Aguarde….


Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

source
Fonte: Agrolink

Publicar comentário