×

STF derruba porte de arma para auditores e procuradores do Distrito Federal

STF derruba porte de arma para auditores e procuradores do Distrito Federal

Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, derrubar o porte de arma de fogo para auditores tributários e procuradores do Distrito Federal. Os ministros invalidaram o artigo 50 da Lei distrital 3.881/2006, que assegurava o porte de arma para essas categorias. O julgamento aconteceu no plenário virtual e foi finalizado no último dia 7.
A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4987 foi ajuizada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra a lei local. O relator, ministro Nunes Marques, destacou que a competência para decidir sobre o tema é da União. O ministro ressaltou que o Estatuto do Desarmamento proíbe o porte de arma de fogo no território nacional, ressalvados os casos previstos na norma e em legislação federal própria.
“A flexibilização da proibição do porte de arma compete apenas ao legislador federal”, defendeu Nunes Marques. A PGR apresentou a ação em 2013, argumentando que os profissionais fazem parte de “carreiras que desbordam completamente do modelo federal estabelecido por lei para o porte de armas de fogo”.
Máximo de 700 caracteres [0]
Apenas assinantes podem salvar para ler depois
Saiba mais em Minha Gazeta
Você salvou o conteúdo para ler depois
As notícias salvas ficam em Minha Gazeta na seção Conteúdos salvos. Leia quando quiser.
Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Carregando notificações
Aguarde…
Os recursos em Minha Gazeta são exclusivos para assinantes
Saiba mais sobre Minha Gazeta »

source
Fonte: G Bahia

Publicar comentário